Instalação Virtual
Folguedos Imaginários
O patrimônio imaterial cultural de Sergipe é de uma grandeza incomensurável e tem nos folguedos sergipanos grande representatividade. Centenas de grupos perpetuam, há séculos, a tradição cultural que habita o imaginário popular.
Essa instalação apresenta quatro poéticas audiovisuais inspiradas na incorporação das experiências vivenciadas ao lado de quatro manifestações da cultura popular sergipana: Taieiras, São Gonçalo de Amarante, Procissão dos Penitentes, e a guerra entre os Lambe-Sujos x Caboclinhos. Essas manifestações compõem o calendário cultural da cidade histórica de Laranjeiras, localizada a 20 Km da capital sergipana, Aracaju.
Nesse movimento cartográfico, incorporei um rizoma de sensações e me apropriei de alguns rastros de percurso que me afetaram mais significativamente. Assim, em meu âmago, busquei albergar o sincretismo religioso no cortejo das Taieiras, a circularidade e ancestralidade vivas no São Gonçalo de Amarante, a devoção e o sacrifício pela fé nos Penitentes, e, finalmente, o escárnio e a matriz identitária na guerra entre os Lambe-Sujos e Caboclinhos. De fato, a imersão no território existencial de cada folguedo teve o meu olhar poético, exposto em campo e sensível às camadas mais subjetivas do meu imaginário.
Dessas abstrações surgiram as ideias germinais que foram transmutadas nas quatro obras audiovisuais do projeto artístico Folguedos Imaginários. Cada roteiro foi guiado pela expressão dos transcontextos poéticos traduzidos da minha memória revisitada e imaginação transcontextual, com o essencial suporte das ferramentas tecnológicas que hoje dispomos para expressar nossas verdades artísticas.
Nesse caminhar, desenvolvemos a tese de uma Genética Composicional como uma ferramenta metodológica que se fundiu aos meus processos criativos para prover os rastros poéticos expressos nas obras. Esses rastros poéticos são indiciadores de transcontextos poéticos que habitarão o plano imaginário individual de quem apreciar as obras.
Para sua apreciação, apresento as obras Taiê, D'amaranto, Penitentes, e Entre Lambes e Caboclos.
Para uma melhor experiência imersiva, use fones de ouvidos.