Ricardo Vieira é um produtor musical, violonista, compositor e artista multimeios. É doutor em Composição Musical pela UNIRIO. Também é Mestre em música pela UFBA na área de Criação e Execução Musical e graduado em música pela UFS. Tem atuado no território nacional tanto no campo da performance em música brasileira de câmara, regionais e em diversos projetos como solo, duos, trios; quanto no âmbito da produção e direção musical como arranjador. Com suas composições tem suas obras difundidas no Brasil e exterior. Produz trilhas sonoras para o mercado audiovisual, da publicidade ao cinema.
Também desenvolve projeto solo como violonista, participando de festivais e projetos de circulação, principalmente no âmbito da linguagem do violão de 7 cordas solo brasileiro contemporâneo. Ainda em 2020 teve o projeto solo selecionado em dois grandes editais culturais: PRÊMIO FUNARTE DE MÚSICA e SESC CONVIDA, com apresentação de concerto online. Mais recentemente, teve suas obras selecionadas pela 42ª Mostra de Música Cidade Canção, FEMUCIC 2021 e 2022. Em 2023 inicia uma nova turnê pelo país com o concerto Seresta com o Duo Vieira, onde apresentam o cancioneiro seresteiro dos anos 30 aos anos 70 do século passado. Atualmente, no campo acadêmico, desenvolve a tese da Genética Composicional e pesquisa o processo de criação artística a partir da transmutação da experiência pessoal em poéticas sonoras e audiovisuais.
Já participou de diversas edições do SESCANÇÃO - SE (2014, 2015, 2017, 2018), bem como em edições do SESC PARTITURAS em Sergipe (2015, 2016, 2017, 2018 e 2020. Espírito Santo (2018). No universo da Música Popular, tem atuado em diversas frentes de trabalho como produtor musical de diversos artistas. Realizou diversas turnês acompanhando o cantador Xangai (Eugênio Avelino, com quem gravou e produzir um CD e uma Webserie em 2017 intitulado "Xangai em Cantingueiros". Ainda em 2017 lançou o CD "Chegada" ao lado do Gaitista Júlio Rêgo, e atuou em diversos projetos como arranjador e diretor musical. Em 2018, lançou o CD "Pérolas para Jobim", com o projeto Duo Vieira ao lado da cantora Rebeca Vieira, onde apresentam um recorte temporal no universo composicional de Tom Jobim entre 1947 e 1958 (Pré-Bossa). Com este projeto, fez turnê pelo país e realizou uma série de shows pela rede SESC PARANÁ (2019) pelo Edital SESC SONORO 2019.
Ricardo Vieira traz expertise para criar produzir música em diversos gêneros, do popular à música eletroacústica, trilhas sonoras, e jingles envolventes e autênticas através das quais procura amplificar a experiência da apreciação musical e audiovisual. Minha concepção de trilha sonora vai além de acompanhar imagens, buscando despertar emoções e transportar o público para novos universos sonoros.
Em meu estúdio, chamado Arapuca, dispõe das principais ferramentas, softwares e instrumentos virtuais e analógicos usados na indústria da música e do cinema. Tem experiência em pós-produção de música e trilha sonora em áudio imersivo, como o Dolby Atmos, proporcionando uma experiência sonora imersiva e impactante aos espectadores.
Sua abordagem artística é guiada pela busca constante por texturas sonoras inovadoras, explorando a imaginação da escuta como uma ferramenta poderosa na criação de atmosferas, emoções e significados. Ricardo Vieira acredita que a música tem o poder de enriquecer e transformar a experiência audiovisual, trazendo uma dimensão emocional e sensorial única.